domingo, maio 14, 2006

Perda da identidade... ? .

O titulo deste texto titubeou a respeito de que ponto colocar:reticencias,interrogacao ou ponto final;Fica a gosto do fregues.

Hoje cheguei do Brsil e pude perceber o que acontece quando retornamos a nossa terra depois de uma estada fora. O primeiro impacto ja ocorreu quando eu cheguei em Sao Paulo falando ingles com a atendente da varig;Misturei tudo e ninguem poderia dizer que era uma encenacao porque nao havia plateia alguma. Ja comentei a respeito disso no post anterior;Porem depois de mais alguns dias pude reparar que a nossa identidade "sobrevive" quando temos onde buscar nossas referencias,caso contrario ha um conflito de 2 eus.Eu sai do Brasil com uma calma apavorante.Quando se esta num pais estrangeiro a trabalho as coisas deixam de estar "No campo do deslumbramento" e parece que anestesiamos nossa solidao para seguir adiante .Eu entrava e saia das conexoes dos voos como se aquilo fosse a coisa mais natural do mundo.Da 1 vez que vim ao Canada chorei um tempao ao deixar tudo que mais amava no Brasil e hoje,de repente ,dei de cara com outra pessoa.Ela estava la,entrando e saindo de suas raizes sem se dar conta.Tnato faz se eu estava num dia de sol e caisse na neve ou se sairia de uma churrascaria para o arroz sem sal de todo dia. Aprendi a vestir "o uniforme" de cada identidade. Nao deixei de ser brasileira e nem por isso deixo de me adequar todos os dias como uma canadense.
E incrivel a capacidade do ser humano(aqueles q pensam,e claro)de renascer para os novos mundos!! Ficamos mais duros sim mas por favor,sem perder a ternura jamais.
Abaixo segue um poema para todas as pessoas que sentem com a intensidade do imcompreeensivel.Para todos aqueles que adoram estar no mundo a passeio e admirando o canto das flores.

OS ÚLTIMOS APAIXONADOS (CAROLINE LEONY)

Já sentiu como se o mundo fosse acabar?
Já sentiu como se a noite fosse seu pior inimigo?
Já se sentiu como um cupido suicida?
Já se sentiu feliz por morrer e ressucitar todo dia?
Já se sentiu faminto por comer demais?
Já sentiu dor quando tentou respirar com força?
Já teve que tocar a própria pele pra saber se era real?
Já beijou como se a saliva fosse a fonte do esquecimento?
Já pisou o chão como se fosse um arco-íris estilhaçado?
Já se despiu e ainda assim se sentiu oculto?
Já viu todas as pessoas do mundo nos olhos de alguém?
Já sentiu saudade de detalhes abstratos?
Já sentiu o nirvana num abraço?
Já quis deixar de existir para viver dentro de alguém?
Já se viu no espelho e não viu nada?
Já tentou correr quando se sentia aleijado?
Já se sentiu um Shakespeare sem palavras?
Já ouviu o silêncio?
Já se sentiu sensato porque errava?
Já errou porque não entendia mais o maniqueísmo?
Já sentiu tudo isso num só coração e percebeu que se não repartisse em dois poderia explodir?
Já sentiu tudo isso sem repartir?
Já assistiu um espetáculo sem platéia?
Já sentiu a eternidade num breve segundo?

5 Comments:

Blogger Patricia said...

Lindo Carol! Eh isso mesmo.. depois de um tempo aprendemos a ver o lado bom das coisas que estamos ganhando e tudo passa a ser rotina.. mudamos de personalidade em cada lugar.. espero poder conhece-la semana que vem viu! mtos beijos

14 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Karacas Carol muito lindo o que escreveu e as fotos tb! É bom saber que com tempo acabamos dominando a situação. Sabe fiquei com uma vontade de estar por aí e tb participar deste meet que a Patty se refere. Vai ser muito booooom! Pelo menos nos conta tudo, as duas tá? Grade beijo e uma boa semana!

15 maio, 2006  
Blogger Lu said...

Voce conseguiu expressar e entender em poucos meses o que eu senti por 6 anos mas nao consegui por em palavras. Muito lindo, parabes!

17 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Q bom ler isso aki Carol! Eh como se eu tivesse te ouvindo me aconselhar como nakeles diasss!!! Muito bom saber q vc tah bem miga! God bless u.
Kisses
=**

17 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Carol, vc nao me conhece (a Lu sim) em breve estou chegando no Canada tb vou ser caregiver so que na costa leste em Halifax!!! Estou procurando ler o seu blog bem como o da Lu, tem otimos topicos e altas dicas, legal o que vc escreveu sobre "Perda de identidade" gostei mto. Beijos Thais

20 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home